segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROJETO :VER DE PERTO MINHA IDENTIDADE




A idéia de desenvolver um Projeto, partiu do estudo do tema Povos Indígenas do Brasil que consta no Planejamento anual da disciplina de História da FEVRE. Surgiu a necessidade de se aprofundar o assunto referente à cultura indígena como elemento da cultura popular tradicional do Brasil. Se tornou relevante também a compreensão do modo de vida destes povos na atualidade. Considerou-se pertinente um olhar mais aproximado aos indígenas no interior de uma reserva. Isto é, ver de perto como eles se relacionam , como se relacionam com o homem branco, como assimilam nossa cultura e como preservam a deles.

Para a realização deste trabalho foi pensado um passeio à Reserva Indígena do Bracuí – Angra
dos Reis- RJ, local onde aconteceria um intercâmbio cultural entre os grupos e um estudo de campo focado na diversidade cultural. A troca de experiências seriam realizadas entre alunos, com danças que identificam ambos os grupos e entre os professores da reserva que trocariam sua metodologia de trabalho em sala.

Os alunos selecionados para o projeto pertencem às turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Themis de Almeida Vieira, turno vespertino. Para conclusão do Projeto será realizado pelos alunos um Portfólio constando relatório e fotografias tiradas por eles. Os alunos serão orientados a estabelecer um novo olhar sobre os indígenas que represente aquilo que mais os impressionaram sobre a vida na aldeia, a imagem do índio em diferentes aspectos, seu território, meios de sobrevivência, dificuldades, rituais, objetos e natureza.

Pretende-se com este projeto descortinar o véu do preconceito que se encontra oculto em todos nós, tentar evidenciar sua existência para enfim combatê-lo. Espera-se que ao concluir este trabalho os alunos estejam mais sensíveis as questões indígenas enfrentadas no momento, como a luta pela preservação de seu povo e sua cultura. Anseia-se também que se desenvolva uma compreensão de que somos uma aldeia global, possuímos diferenças, mas possuímos semelhanças quando compomos a sociedade de uma mesmo país, de uma mesmo planeta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário