quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lançamento do Livro de Crônicas



Dia 23/11/2012 das 14h as 17h aconteceu no salão social da Igreja N.S. da Conceição no bairro Conforto, o lançamento do livro de crônicas dos alunos dos 9ºs anos vespertino. Na cerimônia repleta de alunos e convidados tivemos um nº de dança, um teatro, projeção de fotos dos escritores e as bonitas palavras das alunas Yasmin e Bruna, bem como das professoras Mônica , Francis e do Diretor João. 

Após as atividades de lançamento tivemos um farto e gostoso coquetel.


APRESENTAÇÃO

O nascimento do livro de crônicas deu-se a partir de todo trabalho desenvolvido pela professora Mônica
Cassemiro Leite Corrêia para a Olimpíada de Língua Portuguesa-ano2012-turmas do 9º ano, com a realização de diversas leituras e oficinas, sempre com o olhar voltado para nosso cotidiano em Volta Redonda, o lugar qual vivemos.

Findado esse processo, debates foram realizados e consequentemente o início das produções. Frente a isso e tamanho foi o envolvimento que a idéia da publicação de um livro tornou-se cada vez mais forte e presente, ou seja, um sonho almejado por todos e fazendo-=se possível agora.

Quanto aos resultados, a realização do projeto propiciou a promoção de uma leitura crítica de realidade local, do debate livre e orientado e de uma produção escrita de forma que fosse possível cada aluno enxergar-se em suas palavras, como um verdadeiro sujeito da ação, além de utilizar outras linguagens de expressão e articulação de idéias.

Esse avanço mostrou-se perceptível tanto de forma quantitativa, revertendo-se em notas mas principalmente, no âmbito qualitativo, no fomento e ampliação de leitores críticos e conscientes de seus direitos.

Nossos sinceros agradecimentos à Direção da FEVRE, á Direção do Colégio Professora Themis de Almeida Vieira, às Orientadoras Educacionais Andréia da Conceição e Denise, aos professores Kléber Corrêia e Francis Paula, aos funcionários da mecanografia Márcio e Netinho, a todos que de alguma forma contribuíram e principalmente, aos nossos alunos que se empenhara, e acreditaram em seus objetivos.

Sabemos ainda que esse processo é uma constante e que mesmo findado o projeto, os ideais perpetuam-se na busca pelo conhecimento e na consciência de que qualquer tipo de sonho ou desejo pode ser alcançado, pois como afirma Paulo Freire:

“ se há um tempo é que mais até do que falar,
Mas falar a palavra certa, falar a palavra que
Atua, a palavra que transforma, é já começar a
Transformar. Mas se há um tempo em que a
Necessidade da luta, da briga para um
Convencimento de que a esperança não se
acabou e que a História não morreu, para que a
História morra é preciso que primeiro as
Mulheres e os homens morramos.
É preciso sublinhar que a utopia e o sonho não
morreram, onde quer e quando quer que haja
mulher e homem no mundo, a esperança
continua a fazer parte de sua natureza”
(conferência de Paulo Freire PUC – O
Simbólico e o Diabólico – 17 de setembro de
1996”




Nenhum comentário:

Postar um comentário