terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto Convivência II - O próximo mais próximo

No dia 19 de abril, o Colégio Themis realizou a "Páscoa dos Estudantes" através do Projeto Convivência II, com o tema "O próximo mais próximo". O evento ocorreu no Teatro Gacemss, em dois turnos (matutino e vespertino). 

Alunos do 6º ao 9º ano, com supervisão dos professores, apresentaram seus trabalhos em forma de teatro, poesias, danças, músicas, corais, paródias, vídeos, jograis, slides sonorizados, etc. Representantes das Igrejas Católica e Envangélica, possibilitaram aos alunos uma reflexão espirutual. Esses meios foram ultilizados para que os alunos e convidados pudessem apreciar e sentir o espírito de fraternidade, e o despertar da consciência sobre temas tão importantes na formação da cidadania e da convivência humana. 

Vemos no cotidiano das escolas, nos ambientes de trabalho e lazer, que estamos progredindo em termos culturais e materiais, mas por outro lado, convivemos com a violência nas suas diversas formas. Agressões, desamores, desrespeito ao próximo e a natureza, autodestruição através de drogas ilícitas ou não, degradação moral, e outras formas destrutivas, infelizmente estão crescendo assustadoramente em nosso meio. Procuraremos passar mensagens de amor, de convivência, de respeito e edificação do outro. 

Em nosso Projeto Político Pedagógico, procuramos não somente passar conteúdos curriculares, que embora sejam essenciais, não basta para formação da cidadania. Sentimos a necessidade de irmos mais além, possibilitando aos alunos a busca dos melhores caminhos, onde valores humanos, a ética e o respeito ao próximo e à natureza façam parte da filosofia de vida de cada um. 

Os alunos procuram mostrar através de suas atividades, que não estamos sós no mundo. Tudo o que respira e que é maravilhoso, tem que ser visto como berçário de vida. Temos uma terra somente navegando na imensidão do universo. Um presente de Deus que temos que não somente amar, mas preservar e aperfeiçoar. 

Além da apresentação dos alunos, contamos também com a apresentação do grupo de teatro da professora Stael e Oliveira e do Coral da Comunidade do Bairro Paraíso, da qual vários membros são pais ou mães de nossos alunos. Procuramos envolver sempre que possível, a comunidade em nossas práticas educativas, numa verdadeira simbiose Escola - Comunidade. Somos sabedores de que a Escola não pode ser uma constituição isolada da comunidade. A participação da mesma é fundamental para que possamos crescer. Afinal, é para a comunidade que entregamos nossos alunos em processo de crescimento e aptos para fazer suas escolhas conscientes e edificantes na vida.

2 comentários:

  1. JUNIOR,

    o blogger da empresa Google está em reparos e isso interrompe esse processo como falado no blog oficial do Blogger a partir do dia 12/05/2011 vai voltar a disponibilizar upload de imagens.

    www.tfxbrasil.com

    ResponderExcluir